segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Candidatos ao Governo são sabatinados por professores municipais em seminário


Henrique Eduardo Alves_Cand. Gov.RN PMDB 8o seminário potiguar 25 08 2014 (5)
 Henrique apresentou as propostas de governo ao professores de Natal e Parnamirim (Foto: Alberto Leandro)

Os candidatos ao Governo do Estado discutiram na manhã desta segunda-feira (25) a educação e incentivo a leitura durante o 8º Seminário Potiguar Prazer em Ler. Os cinco candidatos a gestor estadual foram sabatinados por 40 minutos pelos educadores da rede municipal de educação de Natal e Parnamirim.

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Eduardo Alves, iniciou o seu discurso ressaltando a importância da educação e reforçou que o setor será prioridade em seu governo. “A educação permeia todas as outras atividades, saúde, segurança, em todos os aspectos e será prioridade no nosso governo”, declarou Alves.

Na sabatina com os educadores, Henrique apresentou as propostas de governo voltadas para a educação potiguar e garantiu sabe dos problemas que o Estado enfrenta e acrescentou que “não vou prometer para não cumprir”.

“Nossa proposta é ampliar o ensino profissionalizante, com convênio com o Governo Federal, com o Sistema S; Implantar a escola de tempo integral que eu sei que os custos são altos, mas tem o custo beneficio que vale a pena; ampliação do Proerd e o analfabetismo. Todos nós temos culpa sobre o analfabetismo do estado, que tem o índice de 17%. Vamos até 2020 reduzir 90% dos analfabetos e 75% o analfabetismo funcional, junto com o Governo Federal”, detalhou.

"Os municípios caminham bem na educação, mas há muito a ser feito", afirmou Cláudia 
“Os municípios caminham bem na educação, mas há muito a ser feito”, afirmou Cláudia
 
O segundo candidato sabatinado pelos professores municipais foi Araken Farias (PSL), que afirmou que o incentivo ao professor é a principal bandeira da educação, caso seja eleito. A ideia de Araken é dobrar o salário dos professores ao longo dos quatro anos de mandato.

“Educação é primordial, sou advogado porque passei por um professor, o médico passou por um professor. O professor no Brasil é a profissão menos reconhecida, valorizada. É preciso primeiro valorizar o professor para incentivar a educação e que estejam sempre em formação”, disse.

O também professor, candidato Robério Paulino (PSOL), propõe um mutirão dos professores para acabar com analfabetismo no Rio Grande do Norte e apontou que um a cada cinco potiguares é analfabeto.

“Não se faz um país justo, moderno e igualitário sem educação e sem leitura. Nós temos um dos piores índices do Brasil, vamos convocar todos para acabar com isso. Aumentar ao salário e recuperar as escolar e fazer um mutirão para construir os leitores potiguares”, listou Robério.

No evento, o candidato Robinson Faria (PSD) assumiu o compromisso de retomar o Comitê Gestor da Lei do Plano Estadual de Leitura Literária nas Escolas (Pelle), de colocar professores nas bibliotecas como mediador de leitura dinâmico, criar o cargo de bibliotecário no Governo do Estado e ampliar o número de bibliotecas no Estado com apoio do Governo Federal.  “Para nós, que fazemos parte do Estado, a educação tem que ser o bem de todos, das atuais e futuras gerações. É disso que precisamos. É nisso que acreditamos”, disse o candidato.

Até o momento que a reportagem do portalnoar.com esteve no evento,a candidata Simone Dutra (PSTU) não havia chegado. Foi solicitado à assessoria de comunicação as propostas da candidato e assim que enviado, a matéria será atualizada.

Seminário de educação

Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), o Seminário Potiguar Prazer em Ler tornou-se um momento de encontro e troca de experiência dos educadores do RN. A diretora Cláudia Santa Rosa afirmou que é o momento dos professores dialogar com especialistas, escritores para melhorar o rendimento em sala de aula.

Cristina Rodrigues_coord. rede municipal de ensino 25 08 2014  (4)
Professora comentou as dificuldades de incentivo a leitura (Foto: Alberto Leandro)

Do site Portal No Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário