A população que deseja fazer o documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF) já pode receber o número do documento no momento em que fizer o cadastro dos dados nas agências dos Correios.
O serviço de entrega imediata do CPF já está disponível nas 6.249 unidades dos Correios de todo o país. Nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, essa atividade só estará possível a partir do próximo ano.
Até então, a emissão do número do CPF só era realizada após um prazo de até sete dias úteis.
De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, após o atendimento nas agências dos Correios, o próprio cidadão poderá imprimir o comprovante de inscrição do CPF pela página da Receita Federal na internet, através do endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br, por meio de certificado digital ou código de acesso.
Dessa forma, a emissão do cartão do CPF em plástico e a necessidade da emissão da segunda via já não são mais necessárias, já que o comprovante de inscrição estará disponível gratuitamente para todos os contribuintes no site da Receita. Em caso de perda do documento, é só retirar um novo comprovante na internet. Quem já tem o CPF na versão em cartão, não precisa se preocupar nem procurar as agências dos Correios para regulamentar o documento, desde que ele esteja em dia. Já, quem está com o CPF atrasado, deve procurar uma agência da Receita Federal para resolver o problema.
Nos casos em que os problemas forem detectados durante o atendimento para a aquisição do número, o contribuinte será informado na mesma hora sobre as pendências existentes, entretanto não haverá quebra do sigilo. Nesses caos, o cidadão também deverá se dirigir a uma unidade da Receita Federal para resolver as pendências.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário