quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Oposição aguarda julgamento que pede cassação do prefeito e vice-prefeito do Município de Umarizal

Rogério Fonseca é acusado de abuso de poder e compra de votos

O mu­ni­cí­pio de Uma­ri­zal tam­bém ca­mi­nha para ter elei­ção su­ple­men­tar. O pre­fei­to Ro­gé­rio Fon­se­ca (PSB) e o vice-prefeito Car­lid­son Ono­fre Pe­rei­ra de Melo aguar­dam jul­ga­men­to no Tri­bu­nal Re­gio­nal Elei­to­ral (TRE) por com­pra de votos e abuso de poder eco­nô­mi­co em ação apre­sen­ta­da pela Co­li­ga­ção Res­pei­to pelo Povo, que teve como can­di­da­ta a pre­fei­ta, Eli­ja­ne Paiva (PR).
Os dois estão sendo acu­sa­dos da su­pos­ta en­tre­ga de uma te­le­vi­são de 14" para o casal Se­bas­tião Por­cia­no da Costa e sua es­po­sa Ana Lúcia, bem como a doa­ção de R$ 50,00 para Clo­til­des Maria de Me­dei­ros.
Ambas as be­nes­ses te­riam sido en­tre­gues em troca de votos em favor dos in­ves­ti­ga­dos. No pro­ces­so, o pro­cu­ra­dor re­gio­nal elei­to­ral Fábio Nesi Ven­zon pediu aos juí­zes do TRE para cas­sar o man­da­to de José Ro­gé­rio e con­vo­car o se­gun­do co­lo­ca­do nas elei­ções, ou rea­li­zar novas elei­ções. O do­cu­men­to foi as­si­na­do no dia 21 de fe­ve­rei­ro deste ano, no en­tan­to até agora o pro­ces­so não foi jul­ga­do.
O pro­ces­so en­trou em pauta de jul­ga­men­to no TRE há cerca de sete meses, porém o juiz re­la­tor Fábio Hol­lan­da o re­ti­rou da pauta e, sem uma ex­pli­ca­ção, ainda não o co­lo­cou para apre­cia­ção do Ple­ná­rio. Os res­pon­sá­veis pela ação temem que caso o pro­ces­so não entre na pauta até o dia 20 de de­zem­bro, quan­do o ju­di­ciá­rio entra em re­ces­so, o atual pre­fei­to possa ser be­ne­fi­cia­do.
Na com­preen­são dos ju­ris­tas que de­fen­dem a co­li­ga­ção, caso o pro­ces­so não seja jul­ga­do esse ano, não será mais per­mi­ti­da a rea­li­za­ção de elei­ção su­ple­men­tar e dian­te dessa si­tua­ção, o juiz po­de­rá in­di­car o se­gun­do co­lo­ca­do para as­su­mir a pre­fei­tu­ra, ou in­di­car o pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal para as­su­mir. Nesse caso, o ve­rea­dor Chico de Bran­car (DEM), alia­do do pre­fei­to que conta com o apoio de seis dos nove ve­rea­do­res, seria o in­di­ca­do.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário