sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Lula diz que apoio à entrada de emergentes no Conselho da ONU é apenas "gentileza"

foto de divulgação



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desacreditou nesta sexta-feira a real intenção dos países com assento permanente no Conselho de Segurança de abrirem espaço no grupo para países emergentes, como Brasil e Índia. Segundo Lula, as manifestações de países como Estados Unidos, França e Reino Unido são apenas "atos de gentileza.


"Eu acho que são apenas gentilezas porque se eles quisessem mesmo, eles abriam a discussão sobre a reforma das Nações Unidas e a gente iria ver quem é que vai participar, em cada continente", afirmou o presidente, durante entrevista a correspondentes internacionais, no Rio, na manhã desta sexta-feira (03).

Para Lula, a posição do presidente americano, Barack Obama, em declarar apoio à entrada da Índia no Conselho de Segurança entra na mesma lógica. O brasileiro diz que, para que a Índia participe, o conselho terá que ser reformado.

"Eu penso que houve um ato de gentileza do presidente Obama em dizer que a Índia deve participar do Conselho de Segurança. Para participar a Índia, tem que fazer uma reforma, e para fazer reforma nós vamos discutir", disse.

Para Lula, a "governança global está enfraquecida" e que, "enquanto não houver reforma das Nações Unidas, ela não será representativa".

Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário