sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Estudante mossoroense será uma das representantes do Brasil no programa Jovens Embaixadores 2012

KEsia_Nunes
Késia Nunes

A estudante mossoroense Késia Nunes será uma das 45 pessoas que irão representar o Brasil no programa Jovens Embaixadores 2012. A estudante, de apenas 17 anos, foi escolhida através da etapa estadual do programa, que contou com 49 inscritos, e 4 semifinalistas, sendo três mossoroenses.

Para a jovem, ter sido escolhida significa não só um privilégio, mas a responsabilidade em representar o Rio Grande do Norte e o Brasil nos Estados Unidos. "Não será apenas uma viagem, mas uma oportunidade de aprender e transformar em realidade as experiências que viverei lá", afirma Késia, que é aluna do 3° ano do curso técnico integrado do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró.



Inicialmente, somente 35 estudantes brasileiros seriam contemplados no programa, que completa 10 anos de existência em 2012, e por isso, em comemoração à data, mais 10 jovens foram convocados a participar da iniciativa.



Os vencedores do concurso viajam no dia 7 de janeiro para uma temporada de três semanas nos Estados Unidos. Durante os primeiros dias, os jovens visitarão a capital do país, Washington, seus principais monumentos, participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado e farão visitas a escolas e projetos sociais. "De 4 a 7 de janeiro todos os jovens embaixadores participarão de um treinamento em São Paulo, e depois seguiremos para os Estados Unidos. Espero aprender o máximo e voltar dessa viagem com uma nova perspectiva de mundo", conta Késia Nunes.



Após a primeira semana em Washington, os estudantes serão divididos em subgrupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA, onde serão hospedados por uma família americana, assistindo a aulas e interagindo com jovens da sua idade. "O jovem embaixador tem como missão representar sua comunidade e mostrar para o mundo que é possível alcançar seus sonhos, mesmo pertencendo a uma classe econômica menos favorecida. É uma oportunidade de ouro", enfatiza a estudante mossoroense.

Aproximadamente 7.500 alunos da rede pública brasileira de ensino se inscreverão para tentar uma vaga na edição 2012 do programa Jovens Embaixadores. "Foi uma seleção muito difícil, com um nível muito alto. Mas não era uma competição, nós torcíamos um pelo outro, havia um companheirismo entre os semifinalistas", destaca Késia Nunes.



As inscrições para o programa foram abertas no dia 3 de maio. Os candidatos passaram por uma série de avaliações, a primeira delas feita de maneira on-line, em seguida os estudantes realizaram provas escritas e orais, até a escolha dos quatro representantes do RN. "A Comissão Estadual do programa fez então uma visita à casa dos semifinalistas e elaborou um dossiê sobre cada candidato, que foi enviado para a Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, onde foi feita a seleção dos estudantes que farão a viagem", esclarece a finalista mossoroense.



Para que um estudante seja escolhido como jovem embaixador, é preciso que ele se enquadre em uma série de critérios. O aluno tem que ter entre 15 e 18 anos; boa fluência oral e escrita em inglês; estar matriculado no ensino médio na rede pública; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; excelente desempenho escolar; estar engajado por pelo menos um ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado, entre outros.



Os jovens que não foram selecionados para a temporada nos Estados Unidos, mas que chegaram à etapa semifinal do programa, participarão, em julho do próximo ano, do English Immersion Program 2012. "Um programa de imersão na cultura norte-americana, sem precisar se deslocar até outro país", conclui Késia Nunes.


Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário