Divulgação
Uma descoberta realizada há 23 anos ganhou notoriedade esta semana. O lagarto de folhiço, remanescente do Rio Grande do Norte é considerado símbolo da preservação da natureza em Natal.
Caleodáctilus natalensis. O grande nome nem de longe lembra o tamaninho desse lagarto. Três centímetros com a cauda. O lagarto do folhiço, na última semana eleito símbolo da preservação das áreas verdes de Natal, foi descoberto pela professora Eliza Maria, em 1988, no Parque das Dunas.
Na época a professora era estudante de biologia e fazia uma pesquisa sobre as espécies de repteis que existiam aqui no bosque. Depois de muitos anos de investigação ela descobriu que o lagarto do folhiço é uma das menores espécies do mundo e só ocorre aqui no Rio Grande do Norte.
- Eu tive que ir ao museu nacional do Rio de Janeiro,museu de zoologia da USP ver a coleção para ter certeza que essas espécie era realmente nova para a ciência e que só ocorri no Rio Grande do Norte - conta Eliza Maria Xavier Freire, bióloga.
O réptil se alimenta de cupins e de outros invertebrados. Ele vive debaixo do folhiço sombreado da mata alta que cai no chão.
- Ocorre em apenas quatro parte aqui do estado, no Parque das Dunas, Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o Parque do Jiqui e o Parque Mata-Pipa. Então, em quatro partes, quatro unidades de conservação a gente trouxe essa informação para reconhecer as áreas verdes de Natal, como importante para a preservação porque elas tem a mata, tem o folhiço, tem as árvores mais conservada e tem a espécie que é única do nosso estado- esclarece a bióloga Eliza Maria Xavier Freire.
Fonte:site da Inter TV Cabugi
"Atimar Godeiro e Dr. Lair Solano...
ResponderExcluirOs 2 (dois) melhores nomes para conduzir os destinos de Patu/RN em 2012, tecnicamente falando."
Um forte abraço,
CLAUDISMAR EMÍDIO DANTAS.