terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

100 mil preservativos serão distribuídos durante o Carnaval



Dentro das ações de prevenção às DST/Aids durante o Carnaval 2012, a II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) realizará nos municípios da Região Oeste Potiguar a distribuição de cerca de 100 mil preservativos. Neste ano, a campanha tem como público-alvo, jovens homossexuais com idade de 15 a 24 anos. 

As ações preventivas são realizadas em parceria pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, Secretarias Municipais de Saúde e Ministério da Saúde.

A campanha tem como tema: "Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua".

Segundo a coordenadora do Grupo Aprendendo a Viver Positivamente (GAV +), Conceição Paz, apesar de ter como público alvo os jovens gays, devido ao aumento do número de casos entre integrantes desse grupo de pessoas nos últimos anos, os preservativos serão distribuídos para todas as pessoas e é importante que todos usem. 

"A única maneira de evitar a Aids é a prevenção. Por isso é tão importante o uso do preservativo, seja em relações homossexuais ou heterossexuais", enfatiza.

A gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos, explica que a campanha é voltada principalmente para o público gay, por ser hoje um público mais vulnerável à contaminação por HIV, sífilis e hepatites virais que podem ser transmitidas pelo sexo sem proteção. 

"De 1998 a 2010, o percentual de casos na população homossexual de 15 a 24 anos subiu 10,1%, conforme boletim epidemiológico de 2011 do Ministério da Saúde e esse público", frisa. 

Até o momento, dos 27 municípios da II Ursap, apenas nove foram à sede da unidade para entregar a programação e receber os preservativos para o Carnaval. Entre eles estão: Ipanguaçu, Grossos, Alto do Rodrigues, Tibau, Pendências, Janduís, São Rafael, Upanema e Carnaubais.


Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário