sexta-feira, 18 de abril de 2014

Após queda de popularidade Dilma também perde eleitorado segundo o Ibope

Divulgação
(Foto: Reprodução)

Após ver sua popularidade diminuir nove pontos desde dezembro, a presidente Dilma Rousseff (PT), perdeu também eleitores. Pesquisa Ibope concluída esta semana mostra que a intenção de voto dela caiu em todos os cenários.

Na hipótese mais provável, que inclui pré-candidatos dos pequenos partidos, a presidente foi de 40%, em março, para 37% em abril. No cenário em que enfrenta só dois rivais, a intenção de voto caiu de 43% para 39%. É a maior perda acumulada de eleitores desde que sua popularidade entrou em queda, no começo deste ano, segundo o Ibope.

Desde dezembro, eleitores de Dilma que haviam deixado de considerar seu governo ótimo ou bom começaram a deixar de declarar voto nela. A nova pesquisa mostra que essa tendência se intensificou ao longo de abril.

No cenário mais provável, com os chamados nanicos, Dilma caiu de 40% em março para 37% agora. Aécio Neves (PSDB) oscilou de 13% para 14%. Eduardo Campos (PSB) segue com 6%, e o pastor Everaldo (PSC), passou de 3% para 2%. A soma dos demais pré-candidatos que era de 1% em março, agora dá 3%.

Mesmo assim, se a eleição fosse hoje, a presidente seria reeleita no primeiro turno, pois seus 37% de intenção de voto superam a soma de todos os seus adversários (25%). Sua vantagem vem diminuindo a cada mês, porém. A diferença em favor da presidente caiu de 17 pontos em março para 12 pontos em abril.

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 10 e 14 de abril, em 140 municípios de todas as regiões brasileiras. Foram feitas 2.002 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número protocolo BR-00078/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário