sexta-feira, 11 de julho de 2014

Cresce número de infectados por DSTs e Aids

Salisete Sales fala sobre a testagem rápida 
Salisete Sales fala sobre a testagem rápida

O número de infectados por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids tem aumentado em Mossoró.

 Somente neste ano, de janeiro a abril, o Departamento de DST/AIDS/Hepatites Virais da Secretaria de Saúde registrou 15 casos confirmados de Aids, sendo 12 em homens e 3 em mulheres. Já em relação à sífilis em adulto, foram 30 casos, sendo 9 em homens e 21 em mulheres. O número de infectados com hepatites virais (B e C) já chega a 11 somente este ano, sendo 5 casos de hepatite B e 6 casos hepatite C.

Segundo a enfermeira técnica do Programa DST/AIDS, Salisete Sales, esses números são subnotificados, ou seja, ainda existem muito mais pessoas que têm a doença e não sabem ou não procuram o sistema de saúde. “Acreditamos que para todos há subnotificação”, diz Salisete.

Este mês o Departamento realizará atividades voltadas às hepatites virais, a programação ainda está sendo definida.

Salisete informa que os testes rápidos gratuitos são feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica no Centro Clínico Bom Jardim (antigo PAM). Quem tiver alguma dúvida ou suspeita, deve procurar a unidade para realizar o exame. O Centro funciona pela manhã e à tarde, de segunda a sábado, e o resultado sai em cerca de 30 minutos.
“Se der positivo, o paciente é encaminhado para um infectologista, mas não é atendido no mesmo dia. O agendamento é realizado no local e a consulta é feita no próprio Centro”, destaca.

O diagnóstico precoce das DSTs e hepatites virais é importante para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e promover o acompanhamento do paciente, evitando o desenvolvimento de Aids, além de permitir que o paciente inicie o tratamento mais cedo.

De 2000 a 2013, foram notificados 415 casos em homens e mulheres, com ocorrência de 103 óbitos. A doença vem crescendo principalmente entre o público feminino.

Para conscientizar a população, o Departamento trabalha constantemente com desenvolvimento de ações voltadas à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. 

Em diversas datas comemorativas são realizadas campanhas de distribuição de preservativos e orientação da população mossoroense. Os preservativos também são distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário