sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Brasil está preparado para resgatar paciente com ebola, diz Saúde

Micrografia eletrônica colorida mostra vírus ebola transmitido através do contato com sangue e fluídos corporais de pessoas infectadas ou animais. O Ebola é considerado um dos vírus mais mortais do mundo, matando até 90% das pessoas contaminadas, segundo a Organização Mundial da Saúde Cynthia Goldsmith/AFP Photo /Divulgação/CDC


O governo afirma estar preparado para resgatar brasileiros que eventualmente possam contrair ebola em qualquer país a fim de receber tratamento no país. Eles serão transportados em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) e levados ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), na cidade do Rio de Janeiro, onde serão isolados e receberão tratamento. Se surgir um caso suspeito já dentro do território brasileiro, o ministério vai fazer o transporte até hospitais de referência, que estão espalhados em todos os Estados e no Distrito Federal.

Esse é o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, segundo o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

O ministério deverá avaliar "cada caso" antes de fazer o transporte binacional, levando em conta as condições de saúde do brasileiro e o seu vínculo no país onde esteja localizado.

Se tiver um emprego fixo, o governo vai questionar se a empresa pode fazer o transporte do compatriota. Caso contrário, aviões federais deverão fazer o trabalho.

"Vai ter que ser avaliado cada caso, se há condições de ser transportado, se trabalha em determinada empresa. Senão, vamos acionar o transporte aéreo para trazer esse cidadão ao Brasil. Está tudo bem estabelecido, estamos preparados", afirma Jarbas Barbosa.

 Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário