sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Órgão nos EUA defende que macaco não tem direitos autorais sobre selfie

Reprodução/Daily Mail
Foto registrada com câmera de David Slater entrou para seleção de melhores selfies animais do ''Daily Mail'' 
Foto registrada com câmera de David Slater entrou para seleção de melhores selfies animais do ''Daily Mail''

O Copyright Office, órgão do governo norte-americano responsável pelo registro de direitos autorais, determinou que uma foto tirada por um macaco não pertence ao bicho. A determinação foi incluída em uma atualização de termos divulgada na terça-feira (19), que especifica: "O órgão não registra trabalhos produzidos pela natureza, animais ou plantas". Entre os exemplos, estão "uma foto tirada por um macaco" e "um mural pintado por um elefante".
O órgão dos EUA equivale no Brasil ao Inpi ( Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Apesar de seu texto não tratar de casos específicos, a determinação pode ser usada em uma batalha entre o fotógrafo britânico David Slater e a Wikimedia Foundation, organização responsável pela enciclopédia colaborativa Wikipedia.

O profissional afirma ter os direitos sobre o selfie registrado com sua câmera, por uma macaca da Indonésia. A Wikimedia discorda e, por isso, disponibilizou o autorretrato no Wikimedia Commons. Esse braço da fundação oferece conteúdo de domínio público – que pode ser usado por qualquer um, sem pagamento. Se Slater levar adiante a briga na Justiça, ele pode usar a seu favor os argumentos fornecidos pelo Copyright Office.

'Xis'
O registro da foto foi em 2011, durante uma viagem de Slater à Indonésia. Na ocasião, ele acompanhou um grupo de 20 macacos pela floresta da ilha de Sulawesi. No final do segundo dia da expedição para tirar fotos, os macacos já pareciam estar acostumados com o fotógrafo. Foi quando começaram a procurar insetos em seu cabelo e a inspecionar sua câmera, conforme relatou ao "Daily Mail".

"Eles passaram a mostrar um lado brincalhão, pulando em cima do equipamento. A princípio, o barulho do clique os assustou, mas alguns voltaram." Slater então colocou a câmera sobre um tripod (suporte) e deitou no chão segurando o equipamento, para que os macacos não o levassem embora. Durante cerca de meia hora, ele deixou os bichos brincarem com a novidade – eles registraram centenas de fotos e, entre elas, estava o famoso selfie.

Sobre a imagem que rodou o mundo, ele explicou: "Não se trata de um sorriso". Segundo Slater, esses macacos mostram os dentes quando veem um semelhante que não conhecem – foi o que fez a macaca, quando se viu refletida na lente. "Pode indicar uma situação em que eles não sabem o que fazer." 

Do site Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário