quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Prefeitura de Caicó decide doar terreno para campus da UERN


Uern de Caicó funciona provisoriamente no prédio do Caic desde 2006 (Foto: Divulgação/Assessoria Uern) 
Uern de Caicó funciona provisoriamente no prédio do Caic desde 2006 (Foto: Divulgação/Assessoria Uern)
 
A Prefeitura de Caicó decidiu doar o terreno onde funcionava a Escola Estadual Joaquim Apolinar, que encerrou suas atividades no início de 2014, para a instalação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A decisão foi tomada pelo prefeito Roberto Germano após a audiência pública realizada nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Veradores de Caicó que discutiu a necessidade de um prédio próprio para a universidade.

Desde que foi inaugurado, em 2006, o campus da UERN em Caicó funciona de forma "provisória" nas instalações do Caic. Há seis meses, durante uma fiscalização para reconhecimento do curso de Filosofia, o Conselho Estadual de Educação exigiu que a universidade se mudasse para um prédio com condições adequadas, mas o Estado não tem um local para transferir as instalações.

Atualmente a UERN conta com quatro cursos de graduação (Odontologia, Enfermagem, Filosofia e Gestão Pública) e cerca de 400 alubos matriculados. A universidade dispõe de apenas seis salas de aula e divide o espaço com uma escola da rede estadual e uma creche.
Alunos e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) de Caicó estavam apreensivos com a possibilidade de fechamento do campus da cidade. "Estão todos trabalhando e estudando com esse clima de incertezas", disse o diretor do campus de Caicó, Álvaro Lima.

Impasse

A direção da UERN solicitou à Secretaria Estadual de Educação a cessão e doação da Escola Estadual Joaquim Apolinar e a titular da pasta, Betânia Ramalho, assegurou que repassaria o espaço para que a UERN pudesse ter um prédio próprio em Caicó. No decorrer do processo de cessão, descobriu-se que o terreno onde funcionava a escola pertence, na verdade, ao município. O prefeito Roberto Germano chegou a anunciar que iria doar o terreno para o Estado para que a UERN pudesse se transferir para o local, mas a secretaria municipal de Educação reivindicou o prédio para instalação da Escola Municipal Paulino Barcelos.

"Nossas escolas estão caindo aos pedaços, temos uma das piores estruturas de escolas do Rio Grande do Norte. Eu reivindiquei que o espaço fosse usado para a instalação de uma de nossas escolas. Esse pedido foi feito desde janeiro. Eu não estou contra a UERN, mas não poderia abrir mão desse prédio em detrimento dos nossos alunos", disse a secretária municipal de Educação de Caicó, Socorro Mariz.

Ao tomar conhecimento do impasse, o Ministério Público recomendou que o município não concretizasse a doação do terreno. Durante a audiência pública desta terça, dos 15 vereadores, 13 se posicionaram a favor da doação do terreno, e o prefeito decidiu enviar para a Câmara Municipal de Vereadores o projeto de doação do terreno. "O Legislativo é o local ideal para que se possa debater esse assunto. Não se consta que o município tenha repassado o terreno para o Governo do RN na época da construção da Escola Estadual Joaquim Apolinar. Nós vamos repassar o projeto para a Câmara para que os vereadores possam decidir o melhor para Caicó", disse Roberto Germano.

Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário