sábado, 23 de agosto de 2014

Tratores são usados para enterrar tubarão-baleia que encalhou em Galinhos

O tubarão-baleia será enterrado nas areias da praia do Farol, no litoral de Galinhos – Foto Flawber Olinto e Nathana Raquel/Galinhos On Line 
O tubarão-baleia será enterrado nas areias da praia do Farol, no litoral de Galinhos – Foto Flawber Olinto e Nathana Raquel/Galinhos On Line

Foram usados tratores para retirar da água o tubarão-baleia que morreu na manhã de ontem, 22, no litoral Norte potiguar. O animal tem aproximadamente 10 metros de comprimento e será mesmo enterrado nas areias da praia do Farol, no litoral de Galinhos, onde encalhou.

O professor Flávio Lima, que coordena o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), disse que biólogos estavam trabalhando na necrópsia e recolhendo amostras do corpo do animal. O objetivo do estudo é descobrir o que causou o encalhe.

Ainda de acordo com Flávio Lima, o tubarão-baleia, a maior espécie de tubarão que existe, frequenta a costa potiguar, mas não é visto com tanta facilidade. “É um animal que vive em águas tropicais profundas. O fato de ter se aproximado tanto assim da praia já indica que havia alguma anormalidade. Ele chegou aqui desorientado e muito debilitado”, explicou. Flávio acrescentou que esta foi a primeira vez que um tubarão-baleia encalhou na costa potiguar.

SALVAMENTO
Na tarde da quinta-feira passada, 21, pouco depois do encalhe, equipes de resgate conseguiram devolver o animal ao mar, contudo ele acabou retornando para a praia e ficou preso novamente. “Aparentemente não vimos nenhum machucado nele, mas estava bastante debilitado e, infelizmente, não resistiu”, acrescentou.

O professor conta que uma nova operação foi montada assim que o dia amanheceu. Barcos de pescadores equipados com cordas e cabos de aço foram preparados para auxiliar os biólogos, mas antes mesmo de tentarem arrastar o animal, ele morreu. 

Do jornal Gazeta do Oeste com informações do Portal G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário